Com a participação da ADEVIRG, a Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA) lançou o Plano Piloto de Acessibilidade. O objetivo é atender à comunidade em geral e, principalmente, aos portadores de deficiências visuais na travessia de vias da cidade. Uma das medidas consiste na colocação de botoeiras sonoras em semáforos de trânsito, auxiliando na identificação do momento adequado de atravessar as ruas. As sinaleiras da rua General Neto com General Câmara e da rua 24 de Maio com Carlos Gomes já foram contempladas com as botoeiras sonoras.
De acordo com o presidente da Associação de Deficientes Visuais de Rio Grande (Adevirg), Marcelo Gallo, em 2009 houve um seminário sobre deficiência na escola filantrópica José Alvares de Azevedo. Na ocasião, solicitou-se ao Executivo uma atenção aos deficientes visuais. "Durante todo esse tempo não fomos atendidos. O secretário Spotorno, ao assumir a secretaria, tem buscado resolver nosso problema", explica.
Segundo o secretário Luiz Francisco Spotorno, serão colocadas botoeiras em mais dois pontos nos próximos dias, um na rua General Neto com General Bacelar e outro na rua Aquidaban, em frente ao Shopping Figueiras. "O objetivo de nossa Secretaria é atender da melhor forma possível a comunidade rio-grandina. Estamos nos reunindo com a Adevirg e com a Escola Municipal Alvares de Azevedo para que solicitem os outros pontos que devem ser atendidos pelas botoeiras sonoras", finaliza.
As botoeiras próximas a locais residenciais possuem dispositivo de desligamento automático, para não atrapalhar o sono dos moradores das proximidades.
Estamos muito felizes com mais essa conquista, que aos poucos vem tornando nossa cidade mais humanizada e inclusiva.
Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=41707

Nenhum comentário:
Postar um comentário